Apocalypse Now ( 1979 )
Um filme que te leva da sanidade a loucura
Dirigido por Francis Ford Coppola ( um mestre jedi do cinema ), estrelado por uma massa da elite dos atores atuais ( e alguns já falecidos ) , como Marlon Brando, Martin Sheen, Harrison Ford e muitos outros. Essa obra retrata a guerra do Vietnã em todas as suas facetas, de maneira bela e realista, de tal modo que pode deixar a ideia que todos no filme eram loucos.
Em suas três horas de filme, vemos varias facetas da guerra, coisa que poucas obras que tratam do gênero abordam, nem só de gloria vive o exercito americano, são retratados pelotões que parecem na miséria, outros que parecem de ferias e muitos loucos aterrorizados com a guerra ( faces reais dos dramas vividos na guerra ).
No meio desse cenário caótico somos apresentados ao capitão Willard (Sheen ), veterano de operações táticas, a serviço da inteligência do exercito, mas não pense que ele é aquele soldado perfeito, um super soldado, ele é um homem comum que não consegue mais viver em sociedade, coisa que aconteceu com vários soldados, os ditos Boina Verdes, que passaram muitos anos na guerra e foram jogados de volta ao lar, assim do nada, só que a guerra agora era seu lar, e tudo que sabem estava relacionado com esse mundo, ele esperava ansiosamente por uma nova missão, beirando a loucura e a sanidade em um minúsculo quarto de hotel, as ordens são tudo o que o mantém vivo, são a razão que o faz continuar a viver.
Ele finalmente é contatado e enviado para caçar um coronel não menos perturbado, Coronel Walter E. Kurtz ( Marlon Brando, sempre com atuações épicas ), que deixou de obedecer as ordens superiores e faz suas operações militares da maneira que seja mais eficiente para realizar seus objetivos, independente dos meios para realiza-los. Durante o passar da história chegamos a acreditar que o homem é um herói, principalmente porque muitos o seguem cegamente, motivo esse que levou a inteligência a enviar alguém para matá-lo.
Na primeira hora de filme, somos apresentados ao campo de guerra e a verdadeira barbárie que eles promovem nas vilas civis, independente de serem homens, mulheres e crianças ( isso me leva a entender o porque deles terem perdido a guerra, e sempre tentarem combater os soldados, pois qualquer um que visse seus parentes e amigos serem mortos, principalmente quando inocentes, se revoltaria, por isso tantos civis lutaram pelo lado do Vietnã ). Na segunda hora são retratados pelotões que vivem como se estivessem de ferias ( a leite com pera ), em territórios já tomados e ocupados pelos americanos, são festas e contrabandos que rolam solto, quase um novo tipo de comercio, ninguém sabe muito bem quem manda no que, mas a vida é pura curtição.
Na terceira hora, passamos do leite com pera, para o pão que o diabo amassou, entramos realmente nos territórios onde os "vietcongs" estão em confronto com os americanos, no meio desse caos, são apresentados homens em desespero, querendo fugir, com medo de tudo, até do vento ( tem uma parte que claramente demonstra isso, onde os soldados americanos, atiram, jogam bombas e se escondem aterrorizados sem ter nenhum inimigo atacando...acreditem, não há disparos contra, nem mesmo um tiro ) e por fim, já no Camboja, no começo da Indo-China, ele encontra o Coronel Kurtz, e é apresentado a sua loucura, seus discípulos que o tratam como a um deus, mas é claro, que como um soldado o Capitão Willard vai cumprir sua missão, independente dos obstáculos.
Um filme para poucos ( nem todos vão entender a história ou mesmo terão paciência de ver até o fim ) , com um enredo que dá inveja a muitos autores da atualidade, um filme que te leva a uma reflexão e maior conhecimento sobre a verdade da guerra, suas tristezas e mazelas, além dos vários horrores cometidos pelos soldados. O Vietnã foi a primeira guerra a ser televisionada, o que demonstrou como terrível pode ser um conflito entre países. Super recomendado para quem gosta de filmes bem desenvolvidos e com algo mais que a ação, além dos apaixonados por história e suas facetas.
Por fim, fica o Link para Download para quem quiser dar uma conferida, um forte abraço, até a próxima!